Qual mídia exterior escolher e porque incluí-la na sua campanha

A mídia exterior é uma das ferramentas de marketing mais antigas para divulgar produtos e serviços e, por ser ainda muito utilizada e ter evoluído ao longo do tempo, é também uma da mais eficientes para as empresas que desejam investir em campanhas de sucesso.

Afinal, ela tem o poder de alcançar o público-alvo de uma forma criativa, gerando grande impacto visual e ajudando a aumentar o reconhecimento da marca. Além disso, com o avanço da tecnologia, a mídia exterior modernizou-se, tornando possível utilizá-la em diferentes formatos, inclusive, outdoors, frontlights e empenas.

Portanto, se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre qual mídia exterior escolher e porque incluí-la na sua campanha, continue com a leitura deste artigo. E nos tópicos a seguir confira sua importância para as empresas e dicas de como fazer uma escolha assertiva para obter resultados rápidos.

  • Porque a mídia exterior é importante para sua empresa
  • Como escolher o tipo de mídia exterior para seu negócio
  • Dicas para uma campanha publicitária de sucesso
  • Conclusão

Porque a mídia exterior é importante para sua empresa

A mídia exterior, também chamada de mídia OOH ou mídia out-of-home, é importante para empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Isso ocorre porque ela permite que as mensagens publicitárias sejam vistas por um imenso número de pessoas, várias vezes por dia, intensificando o fortalecimento da marca.

Além disso, ela é capaz de gerar grande impacto visual, criando uma imagem forte e positiva dos produtos e serviços divulgados. Desse modo, a empresa que investe nesse tipo de marketing consegue aproximar-se do seu público-alvo, ao fazer parte do seu dia a dia.

A partir disso, na hora que o consumidor precisar dos seus produtos ou serviços, são maiores as chances dele lembrar da marca que viu na mídia externa, levando a um possível e significativo aumento no número de vendas.

Outro motivo para apostar na mídia OOH é a sua capacidade de chamar a atenção dos clientes em potencial da empresa de maneira direta e sem interferências. Ou seja, como a mídia externa aparece através de outdoors, frontlights e empenas, entre outros modelos, o consumidor simplesmente passa por ela e absorve a mensagem, sem que haja a necessidade de abordá-lo de forma invasiva.

Essa característica oferece ainda o benefício de aumentar a eficiência da campanha publicitária, tornando os resultados mais rápidos e duradouros. Por isso, muitos empresários já fazem uso da mídia out-of-home.

De acordo com dados do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, a mídia externa só fica atrás da TV aberta e dos anúncios na internet em termos de preferência. Isso significa que ela é a terceira estratégia de marketing que recebe mais investimentos no Brasil, indicando que se trata de uma publicidade vantajosa para negócios de portes e segmentos variados.


Como escolher o tipo de mídia exterior para seu negócio

Para obter todas as vantagens da mídia OOH, entretanto, é essencial escolher o tipo que melhor se adapta e atende as necessidades de cada negócio. Para tanto, é preciso levar em consideração as características e preferências do público que se quer atingir e o tipo de mensagem que se deseja transmitir.

Desse modo, é essencial que a mídia externa faça parte de uma campanha de marketing bem planejada e executada, o que também vai contribuir para que os resultados sejam mensurados e avaliados de maneira apropriada posteriormente.

Deve-se ainda considerar que, hoje em dia, existe uma ampla variedade de tipos de mídia out-of-home. No entanto, entre eles, ganha destaque os formatos de outdoor, frontlight e empena, uma vez que são os modelos mais tradicionais e, por isso, mais consolidados no mercado.

Assim, as pessoas já estão mais familiarizadas com eles, garantindo uma maior interação dos consumidores, que conseguem absorver a mensagem de forma mais eficiente. Além disso, a empresa pode combinar diferentes formatos para sua campanha, de acordo com os locais onde os anúncios serão expostos.


Dicas para uma campanha publicitária de sucesso


Além de escolher o tipo de mídia exterior mais adequado para o seu negócio, é importante contar com uma empresa de mídia externa de credibilidade no mercado e que possua uma boa variedade de pontos estratégicos para divulgar as marcas.

O mais adequado é que a empresa ofereça pontos para instalar os outdoors, frontlights e empenas que possuam intenso fluxo de pessoas, seja em áreas mais centrais da cidade, seja nas grandes rodovias. Assim, tanto quem se desloca a pé, quanto por meio dos mais diversos tipos de veículos é impactado.

Outra dica importante é criar uma mensagem publicitária clara e objetiva, porém, com criatividade, que seja capaz de chamar a atenção do público-alvo e gerar interesse pelo produto ou serviço divulgado. Por fim, não se esqueça de monitorar os resultados da campanha e fazer os ajustes necessários sempre que for preciso.


Conclusão


A mídia exterior é uma ferramenta de marketing extremamente eficiente e que pode ser utilizada por empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Ela é capaz de gerar grande impacto visual, aumentar o reconhecimento da marca e atingir o público-alvo de forma direta e eficiente.

Além disso, para escolher o tipo de mídia exterior mais adequado para o seu negócio é preciso levar em consideração o público-alvo e a mensagem que você deseja transmitir, além de contar com uma empresa especialista em mídia OOH de credibilidade no mercado. Com essas dicas, é possível criar uma campanha publicitária de sucesso e aumentar a taxa de vendas do seu negócio.

Gostou? Compartilhe: