Outdoors ou frontlight: qual a melhor opção para sua estratégia?

Entre os tipos de campanha de marketing, os outdoors e frontlights se destacam como formatos de mídia externa extremamente eficazes para as empresas alcançarem seu público-alvo de forma impactante.

Isso acontece porque são estratégias conhecidas por sua capacidade de transmitir mensagens de forma rápida e eficiente, além de capturar a atenção de quem transita pelas ruas. Mas qual a melhor opção para a sua campanha, outdoors ou frontlights?

Confira neste artigo e nos tópicos a seguir a resposta para essa pergunta e demais dicas para uma estratégia de marketing com ótimos resultados.

  • Quais são as vantagens dos outdoors e frontlights?
  • Mas afinal, qual é a melhor opção: outdoors ou frontlights?
  • Dicas para investir na mídia out-of-home

Quais são as vantagens dos outdoors e frontlights?

Tanto os outdoors quanto os frontlight oferecem muitas vantagens para empresas que querem investir em estratégias eficientes de marketing. Assim, os outdoors oferecem grande visibilidade para atingir um imenso número de pessoas em locais estratégicos com um custo menor do que os frontlights, que são mais caros devido a sua estrutura robusta e iluminação.

Por outro lado, o fato dos frontlights possuírem iluminação própria prolonga o número de horas que as pessoas conseguem enxergar o seu conteúdo. Afinal, eles podem ser vistos mesmo durante a noite, o que permite chamar a atenção até do público que costuma sair depois que escurece.

No entanto, ambos os formatos contam com benefícios em comum, a exemplo de permitem uma segmentação geográfica assertiva, atingindo diretamente o público-alvo desejado. E para entender melhor essa e outras vantagens desses formatos de mídia out-of-home (mídia OOH), também chamada de mídia externa, se ligue nelas a seguir.

Eficiência para divulgação em massa

Outdoors e frontlights possuem um benefício em comum de grande relevância, que consiste em divulgar uma marca, uma ideia ou qualquer outra informação para um imenso número de pessoas. Isso se deve ao fato de serem publicidades instaladas em locais onde haja um constate e alto fluxo de pessoas.

Além disso, é comum que as mesmas pessoas passem por eles várias vezes, contribuindo com a fixação da mensagem na mente do consumidor.

Possibilidade de atingir público específico

Pode parecer contraditório, já que a mídia OOH alcança centenas ou mesmo milhares de pessoas, de acordo com o local onde é instalada, mas a verdade é que outdoors e frontlight também podem ser usados para segmentar o público de uma empresa.

Ou seja, fazer com que seja vista apenas por uma parcela da população. Para tanto, é preciso instalar a publicidade em locais específicos, onde seja identificado que circulam as pessoas que se quer alcançar.

Grande potencial para impactar o público

Já que a mídia out-of-home consegue atingir milhares de pessoas, de acordo com o lugar escolhido, também é relevante o impacto que causa no público. Isso acontece porque, diferente de outras estratégias de marketing, não tem como não deixar de ver.

Assim, ao contrário de um site, por exemplo, onde o consumidor pode bloquear os anúncios ou da TV, que pode ser desligada, a mídia OOH impõe ao público uma informação que só não é vista ao fechar os olhos. Então, é preciso usar essa oportunidade para apostar em um anúncio com design memorável que se fixe na mente dos consumidores.

Ótimo custo-benefício para empresas

Diferente do que se pode imaginar, a mídia OOH oferece um ótimo custo-benefício. Mesmo os frontlight, que são mais custosos, são muito vantajosos em termos financeiros. Afinal, além da inquestionável visualização, eles costumam ficar expostos por um período significativo de tempo, tornando cada centavo muito bem investido nesse tipo de estratégia.

Mas afinal, qual é a melhor opção: outdoors ou frontlights?

Para decidir no que mais vale a pena investir, se em outdoors ou frontlights, é importante considerar o objetivo da campanha e o público-alvo. Desse modo, os outdoors são ideais para campanhas em que haja publicidades instaladas em vários pontos, com foco no alcance massivo.

Enquanto isso, os frontlights são mais indicados para campanhas que buscam impactar o público durante a noite ou em locais com pouca iluminação. Por ser um formato mais caro, também combina com campanhas bem elaboradas, que buscam um público segmentado.

Em outras palavras, a escolha entre outdoors e frontlights depende da estratégia de marketing da campanha, do perfil do público que se deseja atingir e do orçamento disponível. E claro, é possível combinar ambos os formatos em uma mesma campanha.

Dicas para investir na mídia out-of-home

Apesar de muito benéfica para a estratégia de marketing de empresas que querem ser vistas por um grande número de consumidores, é preciso estar atento a alguns cuidados para que o investimento na mídia OOH retorne.

Uma dica é escolher locais que realmente sejam estratégicos para anunciar a sua marca, independente se forem usados outdoors ou frontlights. Para ajudar nisso, a dica é buscar junto à prefeitura da sua cidade dados estatísticos a respeito do fluxo de veículos e pessoas em certas localidades.

É preciso ainda avaliar o tempo de permanência da mídia externa no local contratado. Mesmo que haja um investimento maior, pode ser preciso permanecer por mais tempo do que o imaginado. Da mesma forma, contrate empresas especializadas em outdoors e frontlights que possuam pontos estratégicos para anunciar.

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