Como aliar as redes sociais na estratégia de mídia externa da sua empresa

As redes sociais já se tornaram uma parte essencial do marketing digital, afinal, contam com o poder de conectar empresas ao seu público-alvo de maneira rápida e eficaz. No entanto, muitas organizações ainda resistem para integrar o uso das redes sociais com suas estratégias de marketing, inclusive, de mídia externa.

Por isso, é importante lembrar que a mídia externa, também chamada de mídia out-of-home ou mídia OOH, pode ser potencializada com o uso inteligente das plataformas digitais. Então, se você ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre como aliar as redes sociais na estratégia de mídia externa da sua empresa continue lendo este artigo.

Nos tópicos a seguir, entenda como outdoors e frontlights podem trabalhar de maneira conjunta com as plataformas digitais e maximizar o impacto da comunicação da sua marca.

Mídia externa e redes sociais: como aliar as estratégias

A mídia externa refere-se a qualquer forma de publicidade que atinja o público fora de casa. Hoje em dia, os outdoors e os frontlights são os formatos que mais se destacam, em decorrência de sua grande visibilidade e consequente impacto no público-alvo.

De todo o modo, esse tipo de mídia tem a capacidade de alcançar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo, sendo especialmente eficaz em campanhas de conscientização e promoção da marca.

Por outro lado, as redes sociais são plataformas digitais que permitem a interação e compartilhamento de conteúdo. Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são alguns exemplos, sendo que também engajam o público, constroem relacionamentos e promovem produtos e serviços.

Diante disso, é possível afirmar que uma das chaves para o sucesso das campanhas de marketing de qualquer nicho de mercado é a consistência de marca. Assim, ao integrar suas redes sociais com a mídia externa, é possível fortalecer sua identidade visual e a mensagem que deseja comunicar.

Ou seja, ao aliar as redes sociais na estratégia de mídia externa da sua empresa fica mais fácil criar uma experiência unificada para o consumidor, reforçando a lembrança da sua marca. Aliás, isso é essencial para chamar a atenção do público-alvo e fidelizá-lo.

Para entender melhor como essa união funciona, é possível apresentar um exemplo: ao criar um anúncio em um outdoor, use o mesmo design e elementos visuais nas publicações nas redes sociais. Isso não apenas aumenta a visibilidade, mas também ajuda a criar uma conexão instantânea entre diferentes formatos de mídia.

Como usar as redes sociais para otimizar a mídia externa

Agora, confira a seguir algumas dicas para potencializar os resultados da sua mídia externa com o uso das redes sociais:

Compartilhamento de conteúdo

Uma forma assertiva de alavancar sua campanha de mídia externa é criar uma estratégia de compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Assim, após a instalação de um outdoor ou frontlight, incentive seus seguidores a tirarem fotos e a compartilharem suas experiências online, usando uma hashtag específica.

Interação e engajamento

Outra dica é incentivar a interação por meio de concursos ou promoções que conectem as redes sociais à mídia externa. Por exemplo, você pode realizar um sorteio onde os participantes precisam postar uma foto de um outdoor específico e marcar sua empresa. Isso não só aumenta o engajamento nas redes sociais, mas também maximiza a visibilidade do anúncio.

Monitoramento dos resultados

Uma estratégia conjunta também serve para realizar o monitoramento dos resultados. Vale lembrar que a análise de dados é uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing. Assim, ao aliar as redes sociais à mídia externa, monitore o desempenho de ambos os canais.

Para tanto, é possível utilizar ferramentas de análise para rastrear o tráfego gerado a partir de suas campanhas externas e o engajamento nas redes sociais. Além disso, recomenda-se fazer os ajustes necessários nas campanhas para que elas obtenham melhores resultados.

Nesse sentido, lembre-se que a possibilidade de ajustar campanhas em tempo real é uma vantagem das redes sociais. Então, se você notar que um determinado outdoor está gerando muito engajamento online, pode considerar aumentar a veiculação ou criar folhetos digitais que complementem o anúncio, aproveitando o momento.

Campanhas criativas e integradas

Para ter sucesso, suas campanhas devem ser ainda criativas e inovadoras. Por isso, pense fora da caixa e crie projetos que se destaquem, como ações de guerrilha que estimulem a interação tanto nas ruas quanto nas redes sociais. Por exemplo, uma instalação artística que também tenha um elemento digital que possa ser compartilhado nas redes sociais.

Acompanhe as tendências e inovações

As redes sociais estão em constante evolução, por isso, o que funciona hoje pode não ser eficaz amanhã. Desse modo, recomenda-se estar sempre atento às novas funcionalidades e tendências que surgem nas plataformas, além de avaliar como integrá-las em suas campanhas de mídia externa. E mais, se uma nova tendência nas redes sociais começa a ganhar força, como um novo formato de vídeo, pense como você pode adaptar sua mensagem de mídia externa para aproveitar essa onda e alcançar um público mais amplo.

Importância da empresa especializada em mídia externa

Contar com uma empresa responsável e especializada em mídia externa é outro ponto essencial para garantir o sucesso das campanhas. Profissionais com experiência na área são capazes de oferecer insights valiosos sobre localizações estratégicas, formatos de mídia adequados e as melhores práticas para a criação de campanhas que realmente sejam significativas para o público.

Além disso, essas empresas têm o conhecimento necessário para aplicar técnicas de responsabilidade ambiental em suas operações, assegurando que as campanhas sejam não apenas impactantes, mas também sustentáveis.

Gostou? Compartilhe: