Mídia externa: o que é e quais são seus tipos

As empresas precisam estar atentas às diferentes formas de divulgar seus produtos e serviços. Nesse sentido, a mídia externa é uma opção que oferece ótimos resultados por causa do impacto visual que proporciona aos diversos públicos.

Além disso, com o imenso número de pessoas nas ruas, a mídia externa tornou-se uma ferramenta importante para atingir um grande público em um curto espaço de tempo. Então, se você quer saber o que é mídia externa, quais são seus tipos e muito mais continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir:

  • O que é mídia externa e para que serve
  • Quais são os tipos de mídias externas
  • Vantagens da mídia externa para as empresas

O que é mídia externa e para que serve

A mídia externa, também conhecida como mídia OOH ou mídia out-of-home é toda forma de publicidade que é veiculada fora do ambiente residencial das pessoas. Desse modo, ela tem como objetivo atingir o público em geral, que está circulando em locais públicos, como ruas, avenidas, praças e estações de metrô, entre outros lugares ao ar livre.

A mídia externa também pode ser vista em diversas formas, principalmente, em outdoors, frontlights e empenas. Esses são os modelos mais procurados pelas empresas que desejam investir nesse tipo de publicidade, uma vez que são os tipos que melhor atendem os objetivos de marketing na hora de divulgar produtos e serviços.

Quais são os tipos de mídias externas

Há diversos tipos de mídia externa, cada uma com suas particularidades e maneiras de impactar o público. Entre as opções, destacam-se os outdoors, que são painéis estáticos gigantes em locais de grande circulação de pessoas e veículos. A sua estrutura pode ser de metal ou madeira e o anúncio costuma ser de lona ou papel, sendo, em geral, instalada nas margens de ruas e rodovias.

Outro tipo de mídia externa que merece destaque é o frontlight, que se trata de um painel iluminado, onde as luzes são externas e frontais. Para tanto, ele possui uma estrutura metálica e os anúncios são impressos em lona. Assim, a publicidade ganha destaque, inclusive, à noite.

A empena é mais um tipo de mídia externa muito eficiente, uma vez que consiste em um painel ou banner enorme, que fica posicionado na lateral de prédios altos, onde não tem janelas. Além disso, os anúncios são impressos em lonas e podem receber iluminação frontal para ganhar ainda mais destaque.

Também existem outros tipos de mídias externas, veja quais são elas a seguir:

  • Pôsteres e banners;
  • Backlight (estrutura com iluminação interna para anúncios impressos em material translúcido);
  • Busdoor e backbus (adesivos na parte de trás do ônibus);
  • Envelopamento, adesivagem e plotagem (na lateral do ônibus e outros veículos);
  • Mídia de projeção (projetada em prédios);
  • Painéis digitais de LED;
  • Painéis interativos;
  • Mobiliários urbanos (anúncios impressos em bancos de praças e outros);
  • Triedro (grandes estruturas para três anúncios diferentes);
  • Mídia indoor (grandes painéis em lugares fechados com circulação de público, como shoppings).

Vantagens da mídia externa para as empresas


Investir em mídia externa oferece diversos benefícios para as empresas. Veja a seguir quais são os principais:

Poder de impacto e alcance

A mídia externa é uma das formas mais eficazes de impactar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo. Essa é uma das principais vantagens para as empresas que possuem esse objetivo na sua estratégia de marketing.

Alta visibilidade

Outra vantagem é a sua capacidade de atingir um público diversificado, uma vez que ela pode ser vista por pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões. Desse modo, é a estratégia ideal para negócios que atendem um amplo mercado consumidor.

Fortalecimento de marca

O poder de impacto, o alto alcance e a visibilidade das mídias externas ajudam ainda no fortalecimento das marcas que investem nesse tipo de publicidade. Isso acontece porque ao ser vista inúmeras vezes pelas pessoas que passam por ela, a marca passa a fazer parte do seu dia a dia.

Como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado e ao apostar nas mídias externas, a empresa garante que o seu público não se esqueça dela.

Segmentação do público

Mais um benefício é a possibilidade de segmentação de público, já que as empresas podem escolher os locais onde querem veicular sua publicidade, levando em consideração o perfil do público que circula naquela região.

Então, mesmo sendo uma publicidade em massa, existe a possibilidade de focar em um público mais restrito.

Publicidade não intrusiva

A mídia externa conta também com a vantagem de ser uma forma de publicidade não intrusiva. Ou seja, a mensagem é transmitida de maneira sutil, sem interromper a rotina das pessoas. Esse efeito é muito benéfico, pois conduz o consumidor a lembrar de uma marca e dar preferência por seus produtos e serviços.

Bom custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, a mídia externa é uma opção de baixo custo em relação a outras formas de publicidade, tornando-se uma alternativa viável para empresas de diferentes portes e segmentos de mercado.

Conclusão


A mídia externa é uma ferramenta importante para as empresas que buscam novas formas de divulgação para seus produtos e serviços. Com os diversos tipos de mídia externa que estão disponíveis, é possível escolher aqueles que melhor se adaptam ao seu público-alvo e objetivos da sua campanha de marketing.

Além disso, investir em mídia externa proporciona muitos benefícios, como alta visibilidade, possibilidade de segmentação de público, baixo custo e não intrusão na rotina das pessoas, entre outros.

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