A concorrência no mercado publicitário cresce a cada dia, por isso, as empresas devem investir em campanhas diferenciadas para se destacarem em meio à concorrência e se conectarem com o seu público-alvo. Nesse cenário, o marketing de experiência aparece como uma estratégia assertiva, pois consegue promover o engajamento e a fidelidade dos consumidores.
Além disso, quando aliado à publicidade externa, transforma-se em uma ferramenta poderosa para fortalecer a presença da empresa no ambiente urbano. Ficou interessado e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e, nos tópicos seguir, saiba mais sobre o assunto e confira muitas dicas para combinar ambas as estratégias.
O que é o marketing de experiência?
O marketing de experiência tem o objetivo de envolver o consumidor emocionalmente por meio de campanhas que sejam memoráveis. Assim, em vez de apenas comunicar sobre um produto ou serviço, priorizam-se o contato direto e interativo entre a empresa o seu público consumidor.
Com isso, é possível gerar uma conexão emocional que vai além do que é divulgado, pois fortalece a relação empresa-cliente e engaja o público a falar bem da marca para outras pessoas. Essa estratégia funciona porque as emoções influenciam na tomada de decisão e na fidelização do consumidor.
Além disso, as campanhas de marketing de experiência integram-se com sucesso a eventos, ações em redes sociais e, principalmente, à publicidade externa.
Publicidade externa e marketing de experiência
A publicidade externa, também chamada de mídia OOH (out-of-home), é uma das estratégias mais eficientes para chegar a um imenso número de consumidores no ambiente urbano. Afinal, com ela, as empresas mostram suas mensagens com alto impacto e de forma contínua, o que pode ser feito com o uso de outdoors, frontlights e outros formatos.
Mas quando combinada com o marketing de experiência, a mídia externa pode ganhar proporções ainda maiores, viabilizando a criação de campanhas que surpreendam os seus clientes em potencial.
Ao investir nessa combinação, a empresa pode até mesmo transformar espaços públicos em ambientes de interação. Ou seja, incentivar a participação das pessoas e, assim, conseguir a conexão emocional que tanto beneficia as marcas.
Como frontlight e outdoor podem encantar e engajar
O frontlight e o outdoor são formatos de mídia externas importantes, devido, em especial, a sua visibilidade e versatilidade. Enquanto o primeiro é um painel que utiliza iluminação frontal para destacar a mensagem, inclusive, à noite e em locais com pouca luminosidade, o outdoor é um modelo bastante tradicional.
Ele conta com grandes dimensões, além de ser instalado em espaços estratégicos com alta circulação de pedestres e motoristas. Essas características tornam ambos muito assertivos na hora de encantar e engajar o público-alvo de uma campanha.
Além disso, o frontlight é visto com clareza e destaque mesmo de longe, podendo receber painéis digitais com vídeos, animações e outras mensagens dinâmicas. Desse modo, é indicado para campanhas de marketing de experiência que desejam chamar atenção com rapidez e efetividade.
O outdoor, por sua vez, é imponente e sua presença permanente intensifica a marca e cria associações na mente do público que podem ser duradouras. Já para deixá-lo mais atrativo, é possível aplicar elementos criativos, como ilustrações impactantes, mensagens curtas e chamadas para ação.
Vantagens do marketing de experiência na mídia externa
Agora que você já sabe mais sobre marketing de experiência e publicidade externa, entenda os principais benefícios em apostar nessas estratégias. Veja a seguir quais são eles:
- Diferenciação da marca: Combinar ambas as estratégias é inovador e faz com que a empresa se destaque da concorrência, reforçando sua marca para o público.
- Engajamento emocional: Ações que conseguem se conectar com os consumidores de maneira genuína fazem a empresa se tornar mais próxima e memorável.
- Participação do público: Campanhas que incentivam as pessoas a participarem de uma ação permanecem na mente por mais tempo.
- Aumento da visibilidade: Com o frontlight e o outdoor, ações de marketing de experiência são muito mais vistos em ambientes urbanos.
Como combinar marketing de experiência e publicidade externa
Diversas empresas apostam na combinação de ambas as estratégias e alcançam ótimo resultados. Um exemplo de ação é fazer uso de outdoors ou frontlights e deixá-los interativos com a apresentação de QR code ou rede social para criar uma ponte entre o ambiente físico e o digital.
Eventos em pontos estratégicos, onde haja frontlights com mensagens chamativas são outros exemplos, sendo que eles promovem experiências mais intensas e garantem a conexão emocional. Essas estratégias têm potencial para transformarem espaços públicos em ambientes de conexão e engajamento. Se você também quer potencializar sua estratégia de mídia externa e criar campanhas memoráveis, a Master Mídia é a parceira certa. Sua experiência e expertise na criação de campanhas inovadoras podem fazer sua empresa se evidenciar da concorrência. Entre em contato hoje mesmo e saiba como conquistar o público com ações impactantes e inesquecíveis.