Como medir o impacto e o retorno sobre o investimento em outdoors e frontlights

Quando se trata de investir em mídia externa, uma das principais preocupações das empresas é medir o impacto e o retorno sobre o investimento. Inclusive, ao apostarem nos outdoors e frontlights.

Afinal, é preciso entender se essas estratégias estão gerando resultados positivos para o negócio e se estão alcançando o público-alvo de forma assertiva. Por isso e para ajudar a como avaliar os resultados de uma campanha de mídia out-of-home, conhecida ainda como mídia OOH, confira as principais dicas a respeito do assunto nos tópicos a seguir.

A importância de definir objetivos claros

Antes de medir o impacto e o retorno sobre o investimento em outdoors e frontlights, é essencial definir objetivos claros para a campanha. Esses objetivos podem variar de acordo com a estratégia de marketing da empresa, sendo os mais comuns aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads qualificados e impulsionar as vendas de um produto ou serviço específico.

De todo o modo, estabelecer metas específicas e mensuráveis é importante porque torna mais fácil avaliar o desempenho da campanha posteriormente. Assim como entender se o investimento em outdoors e frontlights está alcançando os resultados desejados.

Não se esqueça de identificar o público-alvo

Outro aspecto importante a considerar ao medir o impacto e o retorno sobre o investimento em outdoors e frontlights é identificar o público-alvo da campanha. Para tanto, é necessário conhecer as características demográficas, comportamentais e de consumo do público-alvo.

Isso permite o correto direcionamento da mensagem, para que ela seja mais eficiente, contribuindo ainda com uma análise mais precisa do impacto da campanha. Desse modo, recomenda-se fazer uso de pesquisas de mercado, dados demográficos e informações de banco de dados da empresa para entender quem são as pessoas que formam a sua audiência.

Esses métodos ajudam a definir o público que se quer atingir com a estratégia de mídia externa, criando mensagens personalizadas que realmente chamem a sua atenção com sucesso.

Estabeleça métricas de desempenho

Na hora de medir o impacto e o retorno sobre o investimento em outdoors e frontlights, é preciso estabelecer métricas de desempenho que ajudem a avaliar os resultados da campanha. Por isso, confira a seguir alguns dos indicadores mais comuns:

1 Número de impressões

Refere-se ao número de vezes que o outdoor ou frontlight foi visto pelo público-alvo durante o período da campanha. Quando se trata de mídia externa, esse número pode ser obtido com órgãos oficiais, que fazem levantamentos sobre a quantia de veículos que passam pelas estradas, onde os anúncios estão instalados.

2 Taxa de reconhecimento da marca

É a porcentagem de pessoas que reconhecem a marca após serem expostas à campanha publicitária. Desse modo, essa métrica pode ser obtida por meio de pesquisas enviadas à base de clientes da empresa e também pelo número de acessos ao seu site ou ligações para o seu número, conforme as informações que são veiculadas nos anúncios.

3 Geração de leads

Trata-se de quantos novos leads qualificados foram gerados como resultado da campanha. Ou seja, quantos novos clientes em potencial a empresa ganhou com a campanha de mídia externa. Assim, essa métrica pode ser mensurada de acordo com o número de novos clientes em potencial que entraram em contato com a marca.

4 Taxa de conversão

Consiste no número de vendas que foram realizadas como consequência da campanha de mídia externa. Em geral, a forma mais simples de chegar a essa informação é perguntar aos clientes que realizarem uma compra como eles conheceram a marca.

5 Retorno sobre o investimento (ROI)

Esse é outro indicador de desempenho muito utilizado para medir o impacto e o retorno sobre o investimento. Afinal, relaciona-se com o retorno financeiro gerado pela campanha em relação ao investimento realizado, sendo necessário reduzir o valor das vendas do preço da campanha.

Portanto, ao acompanhar essas métricas ao longo do tempo, é possível avaliar o desempenho da sua campanha de mídia OOH. Assim como identificar áreas de melhoria e tomar decisões embasadas em dados concretos para otimizar o investimento em outdoors e frontlights.

O uso de ferramentas de análise de dados

Existem ferramentas que tornam a medição do impacto e o retorno sobre o investimento em outdoors e frontlights ainda mais eficiente. Tratam-se de recursos de análise de dados que conseguem fornecer insights valiosos sobre o desempenho da campanha.

Alguns exemplos são as ferramentas de análise de tráfego para monitorar o fluxo de pessoas que passam por onde estão instalados os anúncios de mídia externa, permitindo avaliar o alcance da campanha em tempo real.

Outras opções são as ferramentas de análise de mídia social, que ajudam a rastrear o engajamento do público com a campanha e medir o impacto nas redes sociais. Mas para que seja possível usá-las, é preciso que o seu perfil nesses sites apareça no anúncio de forma clara.

A eficiência das pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são outras aliadas na hora de medir o impacto e o retorno sobre o investimento em outdoors e frontlights. Afinal, elas viabilizam de forma simples a coleta de feedbacks do público-alvo da campanha.

Para tanto, é possível realizar pesquisas online, entrevistas pessoais ou em grupos, de acordo com o seu segmento de atuação. Com isso, a empresa obtém insights valiosos sobre a percepção da marca, se os anúncios foram memoráveis e se as mensagens publicitárias fixaram na mente do público.

Ao ouvir diretamente a opinião dos consumidores, as empresas conseguem identificar pontos fortes e onde devem melhorar. A partir disso, é possível ajustar a estratégia para maximizar o impacto e o retorno sobre o investimento em mídia externa.

Gostou? Compartilhe: