Como incluir a mídia OOH no seu planejamento de marketing

Planejar o marketing da sua empresa é uma atitude imprescindível independente do seu porte e segmento de mercado. Da mesma forma, é adequado que aconteça com alguma periodicidade, de modo que seja possível executar as ações dos próximos meses com muita organização.

Desse modo, o planejamento de marketing permite direcionar esforços e recursos de forma estratégica para atingir os objetivos desejados. Isso ocorre porque consiste basicamente em avaliar os melhores canais de comunicação para chegar até o seu público de maneira eficiente.

Para tanto, é necessário conhecer as vantagens de cada canal e o jeito certo de usá-lo a favor da sua estratégia. Nesse sentido, a mídia OOH, também conhecida como mídia externa e mídia out-of-home, que pode ser traduzida como mídia fora de casa, cada vez mais se torna uma grande aliada dos negócios que desejam obter excelentes resultados ao divulgar a sua marca.

Mas como incluir a mídia OOH no seu planejamento de marketing? Continue com a leitura deste artigo e confira todas as dicas que reunimos para a sua empresa nos tópicos a seguir.

  • Porque investir na mídia OOH na sua empresa
  • Como planejar a mídia OOH com sucesso
  • Passo a passo para fazer planejamento de marketing

Porque investir na mídia OOH na sua empresa

A mídia OOH é uma das estratégias mais assertivas para empresas que buscam ações para tornar a sua marca mais vista pelo seu público de maneira eficaz. E, por consequência, a fortalecê-la no seu mercado de atuação, destacando-se da concorrência.

Para tanto, a mídia OOH engloba anúncios em locais públicos ou mesmo privados, mas que tenham em comum o fato de haver um imenso fluxo de pessoas todos os dias. Assim, os principais exemplos desse tipo de publicidade são os outdoors e os frontlights, que são dois modelos de mídia  out-of-home que tem o poder de chamar a atenção dos consumidores.

Afinal, tratam-se de grandes estruturas onde é instalado um cartaz com a publicidade da marca. E para que realmente sejam vistos, a sua instalação é feita em estradas, avenidas e demais espaços onde haja sempre muitas pessoas caminhando e veículos passando.

Além disso, os outdoors são ideais para mensagens de grande impacto visual, enquanto os frontlights, que garantem visibilidade mesmo durante a noite, destacam-se em locais estratégicos. Assim, ambos os formatos proporcionam uma exposição constante da marca ao público, reforçando sua presença no mercado.

Por isso, ao investir na mídia OOH, as empresas têm a oportunidade de alcançar um número imenso de pessoas. Entre elas, quem já conhece a marca, contribuindo com a sua autoridade e fazendo com que faça parte da vida do consumidor, e também pessoas que não a conheciam, mas que a descobrem por meio da mídia externa.

Desse modo, se a publicidade chamar a sua atenção e for marcante, certamente, vai estimular esses consumidores a procurarem mais informações sobre a empresa. Nesse sentido, é preciso incluir a mídia OOH no seu planejamento de marketing junto com outras ações para que atuem em conjunto.

Como planejar a mídia OOH com sucesso

Para obter bons resultados ao investir na mídia OOH, o primeiro passo é definir objetivos claros, o que é feito de maneira mais adequada quando se conhece profundamente o público-alvo da empresa. A partir de então, fica mais fácil escolher os melhores formatos para a mensagem ser transmitida com sucesso, bem como mensurar os resultados da campanha.

Além disso, é importante manter a consistência da comunicação visual da marca em todos os pontos de contato com o público. Ou seja, a mídia externa deve estar alinhada com os demais canais de comunicação que forem incluídos no planejamento de marketing. Isso se refere tanto à identidade visual da marca quanto ao tom de voz utilizado nas diferentes ações.

E o jeito mais assertivo de incluir a mídia OOH no seu planejamento de marketing é fazer com que os consumidores que a vejam possam obter mais informações em outros canais. Para tanto, é importante que na arte do outdoor, frontlight ou outro formato haja um telefone de contato ou mesmo o endereço do seu site.

Da mesma forma, a publicidade pode apresentar a maneira de encontrar a sua marca nas redes sociais. No entanto, como é comum que as pessoas passem rapidamente pela mídia OOH, o mais apropriado é dar destaque a apenas um ou dois tipos de contato.

E claro, para que a estratégia ofereça os resultados esperados, é essencial também que a sua equipe esteja preparada para receber o contato dos clientes em potencial que virem a sua mídia externa. Assim como saiba como encaminhá-los para a conversão de vendas.

Passo a passo para fazer planejamento de marketing

Resumindo, então, o melhor é planejar com o passo a passo a seguir:

  • Passo 1 – Defina os objetivos das ações de marketing da sua empresa.
  • Passo 2 – Escolha os canais de comunicação mais eficientes para se comunicar com o seu público, como os diferentes formatos de mídia externa.
  • Passo 3 – Crie artes para as publicidades que chamem a atenção dos consumidores.
  • Passo 4 – Tenha uma equipe preparada para receber o contato dos clientes em potencial e encaminhá-los para a conversão de venda.
  • Passo 5 – Acompanhe os resultados e faça ajustes quando necessário.
  • Passo 6 – Repita as campanhas de sucesso de maneira periódica para dar consistência a sua estratégia de marketing.

Portanto, ao seguir essas dicas e integrar a mídia OOH ao planejamento de marketing, as empresas conseguem potencializar sua visibilidade, fortalecer sua marca e conquistar a atenção do seu público de forma efetiva.

Além disso, não se esqueça de investir em mídia externa com a ajuda de empresas especializadas, que tenham expertise para ajudá-lo na sua estratégia de marketing.

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