Como fazer planejamento de mídias OOH

Mídias OOH

A mídia OOH, também chamada de mídia out-of-home e mídia externa, é uma das formas mais efetivas de se comunicar com o público-alvo, uma vez que ela é capaz de atingir uma imensa quantidade de pessoas em diferentes lugares, como ruas, avenidas, praças e shoppings, entre outros.

Além disso, tem o poder de chamar a atenção do consumidor e gerar grande impacto visual, o que a torna ideal para empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Desse modo, uma das principais vantagens da mídia OOH é a sua ampla cobertura, que alcança pessoas dos mais variados perfis em diferentes momentos do dia.

E mais, a mídia out-of-home não pode ser ignorada, já que está presente no cotidiano das cidades, aumentando a sua efetividade na comunicação de mensagens publicitárias. No entanto, para que uma campanha apresente todas as vantagens das mídias externas, é essencial saber como fazer planejamento de mídias OOH.

Portanto, para ajudar você nessa tarefa, confira nos tópicos a seguir o passo a passo completo para obter resultados expressivos ao investir em uma estratégia de mídia externa:

Passo 1: Identificar o público-alvo da campanha

O primeiro passo consiste em identificar o público que se quer atingir. Para tanto, é preciso levar em consideração as principais informações a seu respeito, como idade, gênero, interesses, hábitos de consumo, localização geográfica e outros dados relevantes.

Embora a mídia OOH seja uma mídia de massa, pois chega ao mesmo tempo para inúmeros consumidores, é possível usá-la em uma estratégia de segmentação de público. Nesse caso, é preciso instalá-la em locais por onde passam os consumidores alvo da sua campanha, o que exige saber quais são os lugares frequentados por eles.

Passo 2: Definir o objetivo da campanha

Em seguida, deve-se definir o objetivo da campanha, sendo essencial que esteja claro para todos os membros da sua equipe. Com isso, fica mais fácil trabalharem em sintonia e entenderem onde é preciso chegar.

Além disso, ao fazer o planejamento de mídias OOH, é possível eleger um ou mais objetivos, que podem ser o aumento das vendas, a geração de mais leads e o fortalecimento da marca, entre outros.  Não se esqueça ainda que o objetivo da campanha deve estar presente na mensagem do anúncio.

Passo 3: Escolher o tipo de mídia OOH

O próximo passo é escolher o tipo de mídia externa para a campanha, o que precisa se feito pensando no perfil do público-alvo, no objetivo da campanha e no orçamento disponível.

Também vale a pena considerar os principais tipos de mídias externas, como os outdoors, os frontlights e as empenas. Eles estão entre os principais formatos, além de serem os mais tradicionais, o que contribui para a aceitação do público e para uma maior facilidade na hora de assimilar a sua mensagem.

Passo 4: Determinar os locais para exibir os anúncios

Depois, é preciso determinar os locais para exibir os anúncios, sendo que algumas informações podem ajudar na escolha. Entre elas, o número de pessoas que passam por cada um dos lugares e o seu perfil, com isso, são muito maiores as chances da campanha obter o sucesso esperado.

É fundamental ainda saber se o tipo de mídia out-of-home escolhido pode ser instalado nas localizações pensadas, o que vai depender da empresa contratada para realizar o serviço.

Passo 5: Criar a arte para o anúncio

Criar a arte para o anúncio é o passo seguinte do planejamento de mídias OOH. Nesse momento, é importante apostar em uma publicidade criativa e que chame a atenção do público. Só dessa forma a publicidade consegue destacar-se entre as demais e proporcionar o impacto que se espera.

Para tanto, recomenda-se elaborar um anúncio de maneira minuciosa, por profissionais qualificados, que levem em conta a composição das imagens e dos textos, bem como as cores e fontes. Lembre-se que todos esses elementos precisam transmitir uma mensagem clara para o público.

Passo 6: Optar por uma empresa de mídia OOH confiável

Optar por uma empresa de mídia OOH confiável também é essencial, o que exige pesquisar muito bem a empresa que vai fornecer o serviço. Certifique-se, portanto, que o fornecedor escolhido ofereça o tipo de mídia externa mais adequado para sua campanha.

Verifique ainda, antes da contratação, se os pontos para a instalação dos anúncios combinam com suas necessidades. Ou seja, pelos locais é preciso que passe o público-alvo da sua campanha. Outro requisito que ele deve atender é entregar o serviço no prazo estipulado para não atrasar seu planejamento.

Passo 7: Acompanhar, mensurar e analisar os resultados

O último passo para uma estratégia completa de mídia out-of-home com garantia de sucesso consiste em acompanhar, mensurar e analisar os resultados da campanha. Com isso, fica mais fácil saber se ela está atingindo o objetivo esperado e se os resultados são satisfatórios.

Caso contrário, é indicado fazer os ajustes necessários para melhorar o desempenho da campanha. Assim, confira com a empresa escolhida como é a sua flexibilidade para realizar possíveis mudanças durante o período de contratação dos seus serviços.

Conclusão

Os passos do planejamento de mídias OOH são fundamentais para o sucesso de uma campanha publicitária. Por isso, recomenda-se que todos eles sejam realizados, o que vai garantir o êxito da sua estratégia de marketing.

Assim, a sua marca torna-se mais conhecida pelos clientes em potencial dos seus produtos e serviços, refletindo no aumento dos leads e, por consequência, na taxa de vendas do seu negócio.

Porém, isso apenas acontece ao identificar o seu público e objetivos, escolher os tipos de mídias externas certos, bem como a localização para serem instalados e contratar uma empresa com credibilidade no mercado, que ofereça pontos estratégicos para os seus anúncios.

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